terça-feira, 23 de abril de 2019

Estádio Mangueirão

O Estádio Estadual Jornalista Edgar Proença (conhecido por Estádio Olímpico do Pará depois da reforma ou popularmente Mangueirão) é um estádio da cidade de Belém, capital do estado brasileiro do Pará.

No ano de 2000, o Mangueirão entrou em um período de reformas para a conclusão das arquibancadas que durou até 2002. Na reinauguração do estádio, em 5 de Maio de 2002, Paysandu e Remo empataram em 2 a 2 e o jogador Balão, que então jogava no Remo, fez o primeiro gol desta partida. O nome oficial do Mangueirão passou a levar o nome do jornalista Edgar Augusto Proença.

O Mangueirão é dono do maior público da América Latina no GP Caixa de Atletismo (42.640 pessoas). O estádio também foi palco dos jogos do Paysandu na Copa Libertadores da América de 2003, quando recebeu o seu maior público pós-reforma: 57.330 torcedores (Paysandu 2 x 4 Boca Juniors).

Estádio Mangueirão

História Estádio Mangueirão

O estádio surgiu do desejo do então Governador do Estado Paraense, Alacid Nunes, em criar uma praça de esportes com capacidade para 120 mil pessoas.

Em 1969, o projeto assinado pelo arquiteto Alcyr Meira começou a dar vida à ideia do governador. Sua construção iniciou em 1971 e em 1975 já era registrado pelos jornais jogos que aconteceram no estádio.

O estádio foi concluído em 1978, sendo batizado com o nome de Alacid Nunes, com capacidade para 45.007 pessoas.

A estreia extra-oficial do estádio ocorreu no dia 20 de fevereiro de 1978, na vitória do Clube do Remo sobre a equipe do Operário-MS, válido pelo Campeonato Brasileiro de Futebol de 1977.… Clique aqui para ler todas as informações

O post Estádio Mangueirão apareceu primeiro em Estádios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.